Qual a importância de se fazer uma auditoria interna?
Verificar a adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais é um dos passos para se alcançar a melhoria contínua dentro de uma entidade.
Os procedimentos de uma auditoria interna são exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor obter provas suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.
A auditoria interna desempenha um papel de grande relevância ajudando a eliminar desperdícios, simplificar tarefas, servir de ferramenta de apoio à gestão e transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento das atividades executadas.
Contribuindo com o aprimoramento de controles, essa ferramenta procura avaliar se as normas internas estão sendo seguidas, e avalia a necessidade de novas normas, procedimentos e controles mais adequados e ágeis.
Procurando reduzir a eficiência, negligência, incapacidade, erros e fraudes, a auditoria interna consegue trazer novas formas de gestão, garantindo um resultado mais assertivo e contribuindo para ganhos maiores no resultado da empresa.
O auditor interno deve obter, analisar, interpretar e documentar as informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais para dar suporte aos resultados de seu trabalho.
Através do relatório, o auditor interno prescreverá recomendações e as providências a serem tomadas pela administração. Portanto, não basta a simples existência do aparato de auditoria, mas a responsável implementação das recomendações e procedimentos cabíveis à rotinas organizacionais. Daí sua importância como instrumento de mudança e controle.
![](https://static.wixstatic.com/media/48de20_4945d89e812b483cb136ec9abe40a118~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_588,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/48de20_4945d89e812b483cb136ec9abe40a118~mv2.jpg)